TSE x FFAA’s no pleito 2022
Como seria a votação e apuração dos votos com as FFAA’s fazendo parte do processo desde a origem dos dados coletados?
Lembremos que basta haver uma conexão na urna que envie no mesmo instante que vc digitar o número do candidato e, ao dar o entra, a informação irá para os 2 programas (ou chip) ao mesmo tempo. Sendo um, o programa do TSE e o outro das FFAA’s. Lembrando que eles (programa/chip) não são interligados e cada um opera o acúmulo/captação de dados separadamente, assim coleta-se os dados na base e ambos, após o encerramento da votação, terão impresso o boletim de urna ao mesmo tempo e as totalizações de cada urna, as duas totalizações serão enviadas ao mesmo tempo e, cada uma, ao seu sistema de apuração do TSE e das FFAA’s, onde ambos deverão apresentar o resultado EXATAMENTE igual.
Em caso de divergência de 1 voto sequer, só se poderá fazer um contrapeso se houver um 3° programa/chip que será o verificador de quem errou, afinal esse 3°, tb computa e totaliza os votos independente e igual os outros 2 (TSE e FFAA’s).
Na Fórmula 1 ou eventos de grande porte onde a lisura do processo e resultado exige confiabilidade, a Cronometragem Oficial tem backup, onde além do sistema computadorizado, os cronômetros eletrônicos imprimem em fita contínua, os tempos de cada concorrente para possível vistoria e correção. Posso narrar essa “rotina” de cátedra, pois participei 2 vezes da F1 como cronometragem oficial e 1 vez como extraoficial (backup). Por 15 anos fiz a cronometragem oficial de concursos nacionais e internacionais de hipismo no Brasil ou mesmo as Olimpíadas de Barcelona e jogos pan-americanos da Buenos Aires/Argentina, onde sempre há o backup e fitas impressas pelo cronômetro eletrônico.
Bem, com relação ao nosso pleito em outubro de 2022, essa seria a forma para se ter uma maior confiabilidade enquanto não se imprime os votos automaticamente, assim me foi explicado por um Brigadeiro da FAB que foi um dos militares que ajudou a desenvolver o sistema do SIVAM e hoje está na reserva.
Mas é simples assim???
Sim! Simples assim mesmo!