BusinessMotivacional

Saber Lidar com Gente, uma importante habilidade de Gestão

SABER LIDAR COM GENTE. A mais Importante das Habilidades para um Gestor Hoje em Dia!!!

Saber lidar com pessoas é cada vez mais imprescindível hoje em dia em um ambiente de trabalho ou até mesmo em qualquer outro. Conhecer as pessoas e entendê-las, saber suas necessidades e desejos, ou seja, o que se passa no coração e na mente de cada uma, isso é a razão do sucesso para qualquer negócio, seja ele qual for. No serviço de atendimento e vendas é imprescindível!!!

Você sabe como conquistar pessoas? Se a resposta for não, algo precisa ser feito, pois, a competência, também chamada de Inteligência Interpessoal é uma habilidade ímpar para todos aqueles que buscam ser bem sucedidos tanto na vida pessoal quanto na profissional. Principalmente no exercício da Liderança.

Inicialmente expliquemos o significado de Inteligência Interpessoal, que nada mais é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, ideias, valores, interesses, motivações…… de outras pessoas.

Onde existem pessoas, precisamos saber lidar com esperanças, desejos, alegrias, necessidades, motivações, desmotivações, tristezas, aborrecimentos, constrangimentos, ansiedades, raivas, passividades, interesses, falta de interesse, agressividades, medos, hostilidades, frustrações, egos e EGOS, enfim, a lista de emoções continua…

E também, precisamos saber lidar com honestidade, justiça, verdade, poder, ordem, inteligência, humor, falsidade, engano, fraqueza, transparência, integridade, e mais … senso de valores pessoais positivos e negativos.

Saber lidar com Gente é a Chave para o Sucesso – Na verdade as empresas nada mais são do que um conglomerado de gente. Gente diferente uma das outras, com suas emoções, características, tipo e estilos próprios. E uma das coisas mais perigosas hoje em dia é o Gestor despreparado. Porque o que ele fala e pratica pode ser seguido por seus liderados e até mesmo seus clientes.

Em razão disso, todo bom Gestor atualmente tem que dar uma de “médico e de psicólogo”. Esse precisa na realidade conhecer o estado de espírito através do comportamento das pessoas e ter o domínio e saber gerenciar as emoções de cada uma dessas. Ou seja, conhecer as pessoas e entendê-las, saber o que se passa no coração e na mente de cada uma, isso sim é a razão do sucesso para qualquer negócio, seja ele qual for!

Mas como nem todo mundo é igual, comunicar-se e relacionar-se com pessoas pode ser um desafio desgastante. A isso chamamos de Inteligência Interpessoal. O que não é para qualquer um!!!

Algumas Dicas:

– Cada um é cada um – Não existem soluções milagrosas para a equipe como um todo. Para pensar em estratégias, é preciso respeitar a individualidade, o estilo e a maturidade profissional de cada funcionário.

– Fala que eu te escuto – Não confunda a quantidade de tempo com a qualidade dele. É preciso estar realmente presente e demonstrar interesse. Fale menos, ouça mais e tente entender o que cada um precisa.

– Liderança (Construção de Confiança) – Saber quem são as pessoas da equipe, o que elas gostam e sonham para a vida é uma forma de demonstrar que elas são especiais. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento duradouro e de confiança. Isso também faz parte de uma das obrigações da Liderança. Reflita e pratique!!!

Em outras palavras: O Líder tem que conquistar a mente e o coração de seus liderados. Pois a mente toma decisões, mas é o coração que se compromete. Uma equipe comprometida, motivada, bem liderada e que recebe feedbacks e elogios na dose certa é capaz de ultrapassar limites e conquistar cada vez mais excelentes resultados porque está com a mente e o coração comprometidos com a liderança.

Enfim, saber lidar com gente é, sem a menor dúvida, a maior das exigências que as empresas, de todos os portes, tamanho e segmentos de mercado fazem atualmente. Ou seja, a falta de habilidade nas relações humanas por parte do Gestor, acaba comprometendo todos os resultados e principalmente a qualidade desses.

Lembre-se: Lidar com gente tornou-se uma arte, pois a empresa moderna, bem como seus gestores precisam aprender a não só aceitar a diversidade como utilizar essa diversidade para alcançarem o sucesso. Uma das maiores habilidades de um verdadeiro Líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.

Reflita e Pratique!!!

Etiquetas
Mostrar mais

Antonio Dias

Consultor, Facilitador e Multiplicador. Professor e Palestrante - Especialista em Desenvolvimento Humano - Gestão de Pessoas. (Educação Corporativa e Comportamental)

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar