Bem estar

A DOSE diária que nunca deve ser esquecida

Você já ouviu falar na DOSE diária que todos nós devemos “consumir”? Chama-se DOSE porque contém os mais importantes hormônios que devemos “consumir” diariamente para garantir um equilíbrio físico, mental e emocional. Eles são a Dopamina, a Ocitocina, a Serotonina e as Endorfinas. Mas porque é importante nos “alimentarmos” destes hormônios milagrosos? Qual é realmente o impacto que eles têm no nosso dia-a-dia? E onde eles se encontram?

Vamos por partes analisando cada um dos hormônios.

DOSE diária que nunca deve ser esquecida

A Dopamina é um neurotransmissor que desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo. O cérebro contém várias vias dopaminérgicas, uma delas desempenha um papel importante no sistema de comportamento motivado a recompensa. A maioria das recompensas aumentam o nível de dopamina no cérebro, e muitas drogas viciantes aumentam a atividade neuronal da dopamina. A dopamina também está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória. É precursora natural da adrenalina e da noradrenalina, outras catecolaminas com função estimulante do sistema nervoso central.

Ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na p90-hipófise posterior (Neurohipófise) tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e modular a sensibilidade ao medo (do desconhecido).

A Serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) é uma monoamina neurotransmissora sintetizada nos neurónios serotoninérgicos do Sistema nervoso central (SNC) e nas células enterocromafins (células de Kulchitsky) do trato gastrointestinal dos animais (entre eles o ser humano). A serotonina também se encontra em vários cogumelos e plantas, incluindo frutas e vegetais. Acredita-se que a serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono, vômito e apetite. Estas inibições estão diretamente relacionadas com os sintomas da depressão.

A Endorfina é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Melhora o sistema nervoso central, proporcionando a elevação da auto estima, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade, além de manter o controle do apetite. Efeitos principais das endorfinas: Melhoram a memória; Melhoram o bom humor; Aumentam a resistência; Aumentam a disposição física e mental; Melhoram o nosso sistema imunológico; Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos; Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres); Aliviam as dores; Melhoram a concentração. Melhoram a vida sexual.

É claro que ter uma DOSE diária destes hormônios melhora a nossa saúde tremendamente, em muitos níveis, muitos mesmos. Agora a questão é qual a maneira mais direta para aumentar ou equilibrar os níveis dos hormônios contidos nesta DOSE mágica? A resposta é muito simples e muito natural também, que na maioria dos casos não necessita sequer de nenhum suplemento ou tratamento. Ficam de seguida as sugestões:

– Ter um sono regrado que inclua um descanso físico de 7 a 9 horas diárias.
– Fazer exercício físico diário, nem que seja se possível uma caminhada de 15 minutos.
– Passar tempo com pessoas que você ame e goste de abraçar.
– Fazer uma doação regular seja do seu tempo ou dinheiro.
– Comemorar mais as suas vitórias, mesmo que sejam pequenas.
– Apreciar a simplicidade do dia-a-dia e das pequenas coisas da vida.
– Meditar pelo menos 5 minutos por dia.
– Divertir-se fazendo hobbies, cantando, dançando ou simplesmente caminhando no meio da natureza!

Boas práticas!

Fonte: Wikipedia

Etiquetas
Mostrar mais

Pedrto Marata

Pedro Marata - CLC, CCC, Life & Career Coach (Coach de Vida e de Carreira) certificado pela ICF (International Coach Federation), comprometido em ajudar empreendedores a ir além das suas lutas, sistemas de crenças limitadores, aumentando sua autoconfiança, motivação e autoconsciência.
Botão Voltar ao topo
Fechar