Saúde

Diferença entre Artrite, Artrose e Osteoporose

Essas três doenças que causam muita dor e problemas relacionados, só que muitas vezes elas acabam sendo confundidas, especialmente quando existe mais de uma atuando ao mesmo tempo, fazendo com que a pessoa tenha grandes problemas e dificuldades.

Artrite, artrose e osteoporose são doenças associadas à idade avançada, já que com o aumento da idade a chance de desenvolver, ao menos, uma delas, vai aumentando consideravelmente. Isso acontece devido à própria perda de força e resistência do corpo, devido à idade, sendo que excesso de peso e exercícios de alto impacto pode piorar essa situação, especialmente para artrite e artrose.

Artrite

É uma inflamação dos tecidos das juntas, sendo comum causar uma grande quantidade de dor e dificultando muito a movimentação e a qualidade de vida. A artrite é um problema que vai piorando com os anos, já quem a inflamação vai se tornando cada vez mais insidiosa e consumindo cada vez mais as juntas, que são prejudicadas e destruídas, gerando atrito de osso com osso.

Artrose

É um desgaste mais natural das articulações causado pelo excesso de movimentos repetitivos e excesso de peso. Os quadros de artrose são muito mais comuns que os de artrite, já que até 80% dos octogenários acaba desenvolvendo algum tipo de artrose. Ela é tão prejudicial para o dia a dia do paciente quanto à artrite, mas é menos aguda e mais sistêmica, ocorrendo menos em áreas muito específicas.

Osteoporose

É uma infecção que ocorre dentro dos ossos, diminuindo sua resistência e textura, fazendo com que eles fiquem porosos e mais frágeis (por isso o nome da doença). Com isso, existe um perigo muito maior dessas pessoas de quebrarem ossos em quedas e terem problemas similares, já que a sua estrutura óssea fica muito mais frágil.

Apesar de doenças bem diferentes, a artrite, artrose e osteoporose podem ser prevenidas com uma série de cuidados e prevenções conjuntas, que devem ser tomadas a qualquer momento da vida, mas são especialmente recomendáveis para quem já passou dos 40 anos.

Como combater

Manter-se ativo, especialmente com esportes aquáticos: manter-se ativo é uma das formas mais eficientes de evitar as doenças. Os exercícios dentro da piscina, como natação e hidroginástica, são os mais recomendáveis, já que não causa impacto e não aceleram qualquer problema já existente.

Alimentar-se corretamente, incluindo alguns suplementos recomendados para a idade: a ingestão de suplementos vitamínicos é altamente recomendada, especialmente aqueles com cálcio e zinco, que ajudam muito nestes problemas. Manter-se o mais saudável possível.

Um detalhe importante é que estas três doenças vão piorando com o tempo, quando mal controladas. Se você sentir dor nas juntas e dificuldade para se movimentar, especialmente de manhã, procure um médico.

Etiquetas
Mostrar mais

Mônica dC

WEB DESIGNER & ASSESSORA DE MARKETING DIGITAL - Criação de Website, E-Commerce e Logística, Aplicativos para celulares, Hospedagem Virtual, Email Marketing, Streaming de Áudio (sua Rádio Online) e Atendimento ao Cliente. Assessoria para Empresas, Autônomos e Profissionais Liberais.
Botão Voltar ao topo
Fechar