Jatinhos da FAB
Na gestão Bolsonaro, FAB se negou a coibir voos do garimpo na terra yanomami
27/02/23 – Pedidos feitos pela Polícia Federal à Força Aérea Brasileira (FAB) em 2021 e 2022 para fechar o espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami e aumentar a fiscalização sobre a região foram recusados. Em 2023, a FAB passou a fazer o monitoramento e o policiamento 24 horas por dia na área.
Os voos secretos de ministros do STF em jatinhos da FAB
09/03/23 – Na planilha de voos da Aeronáutica, constam seis voos de ida e volta a São Paulo identificados como voos “à disposição do Ministério da Defesa”. Estão camuflados. Na realidade, são voos secretos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Eles alegaram questões de segurança para usufruir da mordomia.
A inclusão dos ministros do Supremo entre as autoridades que podem utilizar os jatinhos foi sugerida ao Ministério da Defesa pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, após pedido dos ministros do STF.
Os voos sigilosos
Há dois voos de ministros do STF de São Paulo para Brasília às segundas-feiras, dias 6 e 27 de fevereiro. Há também um voo no mesmo trajeto no dia 23 de fevereiro, às 7h15, um dia após a quarta-feira de cinzas. Há dois deslocamentos de Brasília para São Paulo às quintas-feiras e um numa sexta-feira.
Pelo Decreto 19.267, os ministros de Estado e comandantes militares podem usar os jatinhos por motivo de serviço, segurança e emergência médica.