Israel pode virar teocracia messiânica, diz Yuval Harari
Yuval Harari, historiador Israelense e um dos maiores pensadores da atualidade, diz que seu país, que completa 75 anos de fundação nesta semana, pode virar uma teocracia messiânica. A criação de Israel aconteceu em 14 de maio de 1948, e hoje o país vive um dos momento mais críticos de sua história.
Para o autor dos best-sellers “Sappiens” e “Homo Deus”, existe o risco de seu país ser tomado por um fundamentalismo messiânico. Com tecnologia nuclear, poder militar e conhecimento tecnológico, os efeitos seriam globais: “O que está acontecendo aqui pode ter impacto direto em processos e eventos muito além das fronteiras de Israel e até do Oriente Médio”, diz Yuval, deixando claro o que pensa sobre a proposta de reforma do Judiário de benjamin Netanyahu, que tem gerado confrontos que estão afastando investimentos, atraindo violência e tornando a nação inviável.
Yuval Noah Harari tem 47 anos e nasceu em Qiryat Atta, que fica ao norte do país, entre Haifa e Nazaré. O pensador afirma que Israel pode estar abrindo mão de uma série de conquistas importantes, por isso, muitos lutam fazendo tudo o que podem para impedir esta catástrofe histórica e salvar a democracia israelense.