Sustentabilidade

Filtro de água alimentado por Ervas

O artista Pratik Ghosh desenvolveu um sistema que abriga plantas para purificar água.

O artista Pratik Ghosh desenvolveu um sistema que abriga plantas para purificar água.

O artista Pratik Ghosh, formado pela Royal College of Art, em Londres, criou um sistema de filtro de água doméstico que é alimentado por ervas e purifica as águas residuais da cozinha.
Chamado de Drop by Drop, o purificador abriga plantas dentro de uma cúpula de vidro. O sistema foi criado para águas cinzentas – que vem de máquinas de lavar roupa, pias e banhos.

Uma luz dentro da cúpula faz com que as plantas façam fotossíntese e transpirem, enquanto uma bomba controla o fluxo de ar do sistema e cria um vácuo para agilizar a transpiração. A umidade é retirada da cúpula e condensada para formar água destilada purificada.

 

 

“A prova do conceito é, de fato, uma mini versão da Amazônia”, contou Gosh. “É uma biosfera em que os cinco fatores-chave necessários para uma transpiração eficiente (calor, vento, luz, pressão e umidade) são mantidos em um ótimo nível”, completou.

O designer buscava criar algo “belo e provocativo”, que pudesse ser colocado na sala de estar em vez de escondido sob a pia da cozinha. “A ideia é mudar a forma como procuramos e consumimos água”, disse Ghosh. “Para isso, é preciso mudar o sistema de valores. E qual o melhor lugar para começar do que o lar?”

O sistema de filtração é um “processo consideravelmente lento”. No entanto, Ghosh acredita que pode ser aprimorado e utilizado no telhado de uma casa, o que permitiria que ele filtre 160 litros de água em 12 horas de luz do dia. O artista também propõe que o sistema seja ligado diretamente às saídas de águas sujas ou usado para coletar a água da chuva.

Fonte
Thoni Litsz
Etiquetas
Mostrar mais

Mônica dC

WEB DESIGNER, ASSESSORA DE MARKETING DIGITAL & SEO. Assessoria para Empresas, Autônomos e Profissionais Liberais. *** No dia 2 de janeiro o portal dMix Brasil foi reativado e está passando por reformas. Agradeço por entender ao ver artigos antigos, desatualizados e sem imagens. Com a dedicação ao trabalho, muitas vezes não sobra tempo para esse hobby que tanto gosto, de selecionar publicações de assuntos que me interessam
Botão Voltar ao topo
EnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol
Fechar
Fechar