Os EUA já estão em recessão? Indicador do Fed aponta que SIM
GDPNow usa metodologia semelhante a estimativas oficiais do Bureau of Economic Analysis
Um indicador econômico dos Estados Unidos com bom histórico na previsão de recessões reduziu nesta semana a previsão para o crescimento do PIB (produto interno bruto) norte-americano no segundo trimestre, sugerindo que o país caiu em uma recessão técnica, apesar de os economistas pedirem um crescimento no trimestre.
O GDPNow do Federal Reserve de Atlanta projetou que a economia dos EUA encolheu 1% no período, entrando em um território negativo após dados econômicos apontarem queda nos gastos do consumidor em maio. Os investimentos, outro componente para o crescimento do PIB, também caíram.
O GDPNow, que estima o crescimento do PIB usando uma metodologia semelhante a estimativas oficiais do Bureau of Economic Analysis, vem reduzindo constantemente a previsão para o segundo trimestre, com base em dados econômicos atualizados que aumentaram as preocupações de uma desaceleração econômica prolongada.
No primeiro trimestre, a economia norte-americana surpreendeu e encolheu 1,6%, quando a variante Ômicron alimentou um aumento recorde nos casos de Covid. Outro trimestre negativo indicaria que o país entrou em uma recessão técnica, que é definida quando há dois trimestres consecutivos de crescimento negativo do PIB.