Comandantes das Forças Armadas são confrontados e repreendidos por deputado
pelo ex-ministro de Bolsonaro Ricardo Salles
Durante a audiência pública nesta manhã de quarta-feira (17/05) os comandantes das 3 forças armadas foram duramente confrontados pelo deputado federal Ricardo Salles que é ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. Ao discorrer sobre operações das quais participou ao acompanhar as Forças Armadas como ministro o parlamentar disse que a atuação era pífia e que os relatórios só traziam fotografias de assistências médicas.
O parlamentar, com os 3 comandantes militares na sua frente, chegou a mencionar que as forças armadas tiveram uma aeronave apreendida por indígenas, deixando clara a sua visão de que os militares brasileiros são incapazes de cumprir a sua missão. O parlamentar deixou claro que na sua visão as operações são destinadas para locais onde não tem ninguém “só para fazer teatro de guerra”.
“Acho que as operações de garantia de GLO tem um custo altíssimo e uma efetividade baixíssima, eu presenciei as operações na Amazônia foi enxugar gelo o tempo todo… Era só o slide de cuidado com questão odontológica, plantio de árvore… Não tinha uma operação efetiva de troca de tiro com garimpo ilegal … A operação mundurucu resultou na apreensão deu um avião da FAB pelos indígenas lá em Jacareacanga…”
Os comandantes militares e o Ministro da Defesa também foram confrontados por parlamentares de esquerda como Glauber Braga e Fernanda Melchionna, que cobraram soluções a respeito das legislações salariais que nos últimos anos somente beneficiaram a cúpula das forças armadas deixando militares de baixas patentes e pensionistas sem reajuste e até com perdas salariais.