BusinessManifesto

Capitalismo O Demônio

Texto: Stephen Kanitz (em Redes Sociais)

Fico realmente preocupado como essa nova geração saindo de faculdades e universidades sem terem a menor noção de como o mundo funciona na realidade.

Nada aprendem sobre as competências necessárias para serem os líderes que deveriam ser, a empreenderem, nem como criar uma família bem estruturada e educada saem sabendo.

Esses jovens nem sabem o que significa capitalismo, a não ser que ele precisa ser eliminado ou tomado por violência.

O que chamam de Capitalismo, é na realidade um dos sistemas mais complexos criados na terra , tudo espontaneamente fruto das necessidades sociais do momento.

De fato não é fácil de se entender.

É formado por 235 milhões de empresas, que magicamente conseguem se comunicar e fornecer a todos nós o produto certo, na cor certa, no tamanho certo, na hora que precisamos do produto. Tudo nas prateleiras, com opções de variedade.

Muitas dessas como Cias de Aviação, com 20.000 pessoas pilotando aviões, administrando as malas, as comidas, lidando com atrasos, mantendo os aviões seguros, uma loucura , também nada trivial.

Ou um hospital com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, cirurgiões, prontos socorros, todos em contato entre si, a qualquer momento, uma loucura com o único intento de salvar vidas.

O mais impressionante que são pessoas estranhas entre si, que não se conhecem cada um com sua idiossincrasia, que conseguem ficar juntas 8 horas por dia, cooperando entre si.

Professores de marxismo dão aula sozinhos , esse é o nível que chegaram, e fazem congressos de 100 professores de vez em quando.

As 235 milhões de empresas se planejam, se coordenam, se comunicam diariamente e fazem trocas inteligentes exclusivamente por um sistema de preços.

Tudo é entregue e pago no dia certo apesar de serem bilhões de transações.

Achar que toda essa cooperação humana é que gera pobreza, é um insulto a inteligência.

Acham que derrubado esse sistema, seus incentivos e meios de comunicação, o Comunismo irá conseguir replicar essas funções, com um sistema de planejamento central, com economistas desenvolvimentistas, é ser terrivelmente ingênuo e irresponsável.

No terceiro ano de Faculdade procurei um estágio na Auditoria Price Waterhouse, que mudou a minha vida.

Em três meses auditei uma Cia de seguros, a Atlas Kopko, a enorme Volkswagen, um fundo de pensão, vi como o mundo funciona, e que a maioria estavam contentes trabalhando com um propósito além do dinheiro.

Pude ver quão complexo tudo aquilo era, e os anos que levaram para chegarem aquele nível de eficiência e cooperação.

Milhares de áreas tinham defeitos, precisavam ser modificados, mas essa é uma das características positivas do capitalismo, a capacidade de auto correção. Coisa que nāo ocorre no comunismo que querem implantar.

Vejo com tristeza tantos jovens claramente alienados pelo seus professores sobre como funciona o mundo real.

E saem da faculdade com o objetivo de destruir um dos sistemas mais complexos, pulverizados, democráticos jamais implantado na terra, sem saber o que estão realmente fazendo.

Trocando por um sistema simples centralizado numas estatais, com a opção de comprar um único produto, uma única cor, o bege, uma qualidade normalmente abaixo do padrão, obtido somente após longas filas, quando o produto estiver disponível ou não.

Que triste é esse mundo que nossos intelectuais irão deixar para seus próprios filhos e netos.

Edição

TODOS os artigos publicados nesse Website, são copiados de outras plataformas. Nenhum é de autoria própria. Esses artigos são usados apenas para conhecimento e/ou debate. O dMIX BRASIL é uma plataforma particular, independente e um hobby, apenas. Repudiamos Fake News. Qualquer ERRO que seja encontrado neste site, por favor, nos informar para que a correção seja feita imediatamente. Por favor, não confundam erro, com fake news.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo