Alimentação Macrobiótica
“Descrições milenares na medicina oriental e ocidental relacionam o termo macrobiótica como um estilo de vida integral, que favorece a longevidade e o equilíbrio, a saúde e o bem-estar. Para a macrobiótica, o alimento é algo sagrado e tem poder de cura e restauração.
A alimentação macrobiótica se baseia no princípio yin-yang, energias universais estabelecidas pela medicina chinesa. De maneira prática, a alimentação visa balancear essas energias e também o equilíbrio ácido-base, priorizando alimentos mais neutros e com poder alcalinizante.
Para a macrobiótica, corpo e mente em harmonia é sinônimo de saúde. A dieta contempla cereais integrais e leguminosas de menor poder fermentativo, como lentilha, grão de bico e feijão Azuki.
Dentre as proteínas animais, os peixes de carne branca podem constituir as refeições 1 a 3 vezes na semana. Também traz como opções derivados da soja, algas marinhas, além de alimentos considerados terapêuticos na medicina tradicional chinesa, como a ameixa Umeboshi.