Lulismo

Filmagem da invasão ao Planalto em 08 de janeiro 2023

A TV CNN brasil divulgou nesta quarta-feira (19/04) imagens exclusivas sobre a invasão do Palácio do Planalto em 08 de janeiro. As imagens revelam uma grande facilidade para os invasores e a presença do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no Palácio.

Nas imagens é possível ver que às 15h01, um primeiro grupo invade com facilidade o estacionamento do Palácio do Planalto. Os invasores pulam uma cerca.

Depois da invasão, os seguranças na área do estacionamento formam um cordão de isolamento, porém a uma distância muito grande dos invasores, que desviam pelo gramado para a área detrás do palácio. Nesse instante, apenas dois integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem nas imagens, sem agir.

Às 15h19, os militares deixam uma das salas do Gabinete de Segurança Institucional no térreo e seguem para o subsolo do prédio. As imagens registram militares na sala apenas às 16h31.

Minutos depois, invasores chegam à sala. Uma das paredes de vidro também é quebrada por criminosos que estão do lado de fora.

Na entrada principal, um único segurança que estava sentado à mesa deixa o posto e segue para a área leste do palácio com outros militares. A porta principal foi fechada dois minutos após invasores ocuparem o estacionamento.

A tropa de choque se dirigiu para a porta de entrada, mas os invasores quebraram vidros do lado oeste do palácio e conseguiram entrar pela lateral e por detrás.

Em vários momentos, imagens internas das câmeras de segurança mostram invasores e integrantes do GSI circulando no Palácio do Planalto. Um grupo de invasores usa os elevadores, mas os integrantes correm após dois seguranças do GSI irem atrás com um extintor de incêndio.

Em outro trecho das imagens, no entanto, vários integrantes do GSI deixam o segundo andar e entram no elevador. Minutos depois, pode-se ver a presença de invasores no mesmo local. A câmera em poucos minutos é quebrada por um dos criminosos.

Câmeras também registram homens do GSI recolhendo extintores e mastros de bandeira.

A CNN Brasil tentou contato com o Gabinete de Segurança Institucional, mas não obteve resposta.

As imagens devem provocar ainda mais a opinião pública no sentido de exigir uma CPI para investigar o 08 de janeiro.

 


 

GSI se pronuncia após TV vazar imagens

Portal VISTA PÁTRIA

Nesta quarta-feira (19/4), o Gabinete de Segurança Institucional, se pronunciou após a CNN Brasil divulgar imagens dos atos do 8 de janeiro, que foram vetadas pelo governo Lula. Nas imagens, é possível ver membros do GSI circulando entre os invasores, cumprimentando-os e até abrindo salas do Palácio para os manifestantes entrarem.

Enquanto manifestantes invadiam o Palácio do Planalto, o general escolhido para chefiar o GSI — Gonçalves Dias — estava dentro do prédio. As imagens mostram ainda que um segurança do local deixou o posto em meio aos protestos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. Além disso, é possível ver que membros do GSI cumprimentam e chegam a entregar garrafas de água a alguns manifestantes.

A CNN teve acesso a mais de 160 horas de filmagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto.

Eis a íntegra da nota do GSI:

A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.

Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.

Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.

Fonte
Nova Iguaçu 24h

Edição

TODOS os artigos publicados nesse Website, são copiados de outras plataformas. Nenhum é de autoria própria. Esses artigos são usados apenas para conhecimento e/ou debate. O dMIX BRASIL é uma plataforma particular, independente e um hobby, apenas. Repudiamos Fake News. Qualquer ERRO que seja encontrado neste site, por favor, nos informar para que a correção seja feita imediatamente. Por favor, não confundam erro, com fake news.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo