Dieta Low Carb: Como Reduzir o Carboidratos?
“As conhecidas dietas de baixo ou nenhum carboidrato seguem com costumeiros resultados positivos quando bem orientados. Elas têm como particularidade estabelecer quantias mínimas ou quase nulas de alimentos como pães, massas, frutas, doces e derivados para, além de abaixar o valor calórico da dieta, contribuir para a redução da fome fora de hora
Na versão reduzida de carboidratos indica-se o mínimo consumo de frutas ou a alimentação com frutas com reduzido teor de açúcares e também há orientação quanto ao consumo de legumes com baixo índice glicêmico. Isso significa que esse tipo de carboidrato será absorvido pela corrente sanguínea de forma mais estável, evitando assim desejos por algo rico em carboidratos.
Já na dieta estritamente proteica, por normalmente 14 dias, é vetado o consumo de todos os alimentos descritos acima. A dieta pode contar com no máximo 24 gramas de carboidratos por dia em média. A função principal disso é causar uma reação conhecida no organismo denominada cetose.
Quando o corpo entra nesse mecanismo sugere-se que o metabolismo passa a utilizar a gordura dos tecidos como fonte de energia, já que não haverá açúcares armazenados no músculo/sangue como fonte primária energética.”