FIM da Secretaria de Educação para surdos
Presente de um "GOVERNO" COMUNISTA PETISTA 2023 Faz o "L"
Por meio do Decreto 11.342/23, o Lula (PT) extinguiu a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), que foi criada no âmbito do Ministério da Educação, em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje considerado pela grande maioria dos brasileiros, e o mundo, o melhor presidente que esse país já teve.
A comunidade foi urpreendida com o decreto N°11.342, apresentando nova estrutura regimental do Ministério da Educação.
É um retrocesso, foram anos de luta da comunidade surda por uma educação bilíngue e de qualidade.
A língua de sinais é como as pessoas com deficiência auditiva se comunicam, e conhecê-la é uma forma de respeitá-las e de abrir a possibilidade de diálogo, dando espaço para que elas possam não apenas se comunicar, mas também se integrar melhor à sociedade.
Ensinar Libras para as crianças na escola é uma oportunidade que se tem de mostrar, ainda na infância, o valor da inclusão e da aceitação das pessoas como elas são, sem um olhar de preconceito ou de exclusão. Crianças que crescem sabendo respeitar o próximo e as diferenças são capazes de construir uma sociedade mais justa e acessível para todos.
Um tema tão importante como este merece ter espaço para debate e a adequação das instituições de ensino para que elas agreguem pessoas surdas.