Como hastear a bandeira americana de cabeça para baixo se tornou um ato bipartidário de rebelião
Pendurar as estrelas e listras de cabeça para baixo é visto como um símbolo de uma nação em perigo – e está sendo cada vez mais usado por aqueles de ambos os lados do corredor político.
De acordo com o Código da Bandeira dos EUA, hastear a bandeira americana de cabeça para baixo deve ser feito apenas “como um sinal de extrema angústia em casos de extremo perigo à vida ou à propriedade”. Mas ultimamente, pendurar as estrelas e listras de cabeça para baixo é visto mais como um símbolo – um símbolo cada vez mais usado por aqueles de ambos os lados do corredor político.
Ativistas progressistas usaram o símbolo nos últimos meses, particularmente após a decisão da Suprema Corte de anular o histórico caso de aborto Roe v. Wade .
Nos últimos dias – em meio à fúria com a busca do FBI na residência de Donald Trump em Mar-a-Lago na segunda-feira – tornou-se um símbolo usado pelos aliados mais leais do ex-presidente.
No início desta semana, a polêmica deputada da Geórgia, Marjorie Taylor Greene , twittou uma bandeira americana de cabeça para baixo sem palavras , imprensada por postagens comparando os Estados Unidos “desonestos” a um país comunista e pedindo “DEFINIR O FBI!”
O uso da bandeira invertida por Greene é um de uma série de casos em que os republicanos pró-Trump descreveram o país em termos decididamente antiamericanos.
Frases como ” república das bananas ” e “tirania” foram usadas para caracterizar o estado dos EUA após a notícia de que o FBI executou um mandado de busca federal na casa de Trump.
O que é preciso para obter um mandado de busca federal como o que o FBI executou na casa de Trump em Mar-a-Lago
A conversa sobre uma “guerra civil ” iminente também surgiu nos fóruns de mensagens de Trump (e pela própria Greene, que foi ao Twitter para dizer que estava “inclinando-se para” falar de uma “guerra civil” dentro do Partido Republicano e deu a entender que o presente- eventos do dia refletem um país em guerra consigo mesmo).
“Falei muito sobre a guerra civil no Partido Republicano e me inclino para isso porque a América precisa de republicanos destemidos e eficazes para finalmente colocar a América em primeiro lugar”, escreveu Greene na terça-feira. “O ataque tirânico do FBI na noite passada em [Mar-a-Lago] está nos unificando de maneiras que eu nunca vi. Em janeiro, enfrentaremos o inimigo interno.”
O uso de uma bandeira invertida para protestar contra a busca em Mar-a-Lago é particularmente interessante para um fiel aliado de Trump, considerando que o ex-presidente se colocou como uma espécie de protetor das estrelas e listras.
Ele já foi fotografado teatralmente abraçando e beijando bandeiras americanas em eventos, e anteriormente twittou que aqueles que queimam a bandeira devem ter sua cidadania revogada ou passar um tempo na prisão.
Com ambos os lados atualmente adotando uma rotação da bandeira em tempos de frustração, as bandeiras dos EUA de cabeça para baixo exigirão algumas pistas de contexto para determinar a mensagem que estão enviando. Mas, seja expressando medo de que os direitos humanos estejam sendo despojados ou expressando desconfiança em um processo governamental, é seguro assumir que alguma forma de sofrimento está envolvida.