Lulismo

Lula já faz Bolsa ter perda bilionária

A reação dos mercados na última quinta-feira (10) provocou outras tantas reações de tudo quanto é tipo.

Em resposta ao discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Bolsa brasileira descolou do exterior, mas não da forma positiva como até então vinha fazendo. Pelo contrário: enquanto os mercados internacionais disparavam com otimismo em relação aos juros dos Estados Unidos, o Ibovespa registrou a maior queda diária desde 7 de setembro do ano passado, e o dólar subiu para quase R$ 5,40, um movimento brusco que não acontecia desde março de 2020, com o estouro da pandemia.

A queda acentuada ocorreu desde a abertura do mercado, às 10h, mas foi intensificada após as falas de Lula pela manhã. O petista questionou a concentração do debate econômico em torno de temas como a estabilidade fiscal e afirmou que há gastos do governo que precisam ser observados como investimento.

A frase “É preciso ter teto de gastos?” arrepiou a espinha de investidores. A leitura é que Lula, ainda vestido de bravatas de campanha, rechaçou o controle das contas públicas e separou responsabilidade fiscal de responsabilidade social, provocando perdas bilionárias em valor de mercado.

O medo virou pânico quando o nome do ex-ministro Guido Mantega foi confirmado na equipe de transição, no grupo que vai recriar o Ministério do Planejamento, guichê do Tesouro Nacional e quem executa o Orçamento. Mantega, que foi ministro de Lula e Dilma, foi apontado como o responsável pela adoção da nova matriz econômica que colocou o Brasil na pior crise em décadas, em 2015 e 2016.

Fonte
CNN MONEY

Edição

TODOS os artigos publicados nesse Website, são copiados de outras plataformas. Nenhum é de autoria própria. Esses artigos são usados apenas para conhecimento e/ou debate. O dMIX BRASIL é uma plataforma particular, independente e um hobby, apenas. Repudiamos Fake News. Qualquer ERRO que seja encontrado neste site, por favor, nos informar para que a correção seja feita imediatamente. Por favor, não confundam erro, com fake news.
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo