Variedade

ROCK IN RIO 1985: O melhor de todos os tempos. Foi histórico!

Janeiro de 1985, acontecia a primeira edição do Rock in Rio.

O festival que hoje é uma referência no mundo do entretenimento, foi realizado pela primeira vez entre os dias 11 e 20 de janeiro. Mas, diferentemente do que acontece hoje em dia, não houve pausas na programação: foram 10 dias ininterruptos de festa, com um total de 1 milhão e 380 mil espectadores, com a presença de 15 artistas nacionais e 16 internacionais.

A mistura de bandas e artistas até hoje é tida como a mais seletiva de todas as edições do Rock in Rio, com a participação, inesquecível de Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Scorpions, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, AC/DC, Yes e The Go-Go´s. O time brasileiro foi representado, entre outros, por Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Blitz, Ney Matogrosso e Rita Lee.

A primeira edição do festival, que registrou um público de 1,38 milhão de pessoas ao longo dos 10 dias, foi repleta de momentos antológicos. Dois shows, no entanto, entraram para a história e são lembrados até hoje pelos amantes do bom e velho Rock and Roll. O primeiro foi o da banda britânica Queen, que subiu no palco nos dias 11 e 18 de janeiro, comandada pelo vocalista icônico Freddie Mercury. Outro, foi o do Barão Vermelho, que se apresentou em 15 e 20 de janeiro, sob a batuta de Cazuza. Nenhum dos dois cantores voltaria a se apresentar no Rock in Rio. Freddie morreu seis anos depois, em 1991, ano da segunda edição do festival. Já Cazuza nos deixou em 1990.

Artigos relacionados

Uma coisa é certa – Quem teve a oportunidade, hoje guarda muita histórias para contar – Inclusive para alguns grupos internacionais, que na época consideraram ser o maior show de suas carreiras.

Em 2018, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, relembrou a apresentação da banda na primeira edição do Rock In Rio, realizada em 1985, durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Durante a entrevista, Bruce recordou que havia uma atmosfera levemente caótica em torno do Rock In Rio de 1985.

Havia mais gente do que eu jamais vi em um só lugar em toda a minha vida. Era uma atmosfera de um pouquinho de caos, talvez não tão organizado quanto a maioria dos festivais, mas isso o tornou melhor Bruce Dickinson

 

Em janeiro de 2022, no Instagram da banda Queen, o grupo relembrou os shows realizados na primeira edição do festival Rock in Rio.

 “Neste dia, o Queen tocou no Rock in Rio. Foi um dos momentos mais icônicos do Queen, batendo recordes no Rock in Rio ao tocar para o número impressionante de 250 mil pessoas. Freddie Mercury: ‘quando você tem uma plateia tão grande como essa, a adrenalina apenas te domina, então acho que eu estava mais saltitante que o normal'” Post QUEEN no Instagram


* Rock in Rio: o monstruoso prejuízo que o festival de 1985 deu a Roberto Medina:
De acordo com o publicitário brasileiro, Roberto Medina, idealizador do festival, foram gastos cerca de 11 milhões de dólares na organização do evento. A ideia era manter a estrutura permanente para realização de outros shows, mas teve que desativar a Cidade do Rock por ordem do então, governador Leonel Brizola* [governo que deu início ao caos no Rio de Janeiro – Comentário de um portal patriota]

“Nada se compara ao primeiro, quando perdi 8 milhões de dólares. Fui perseguido pelo então governador do Rio, Leonel Brizola, que achava que eu pretendia entrar para a política e, por isso, emperrou a construção da Cidade do Rock e me obrigou a destruí-la depois”, disse.

 

Fonte
WhiplashCorreio BrazilienseBafafa

Edição

TODOS os artigos publicados nesse Website, são copiados de outras plataformas. Nenhum é de autoria própria. Esses artigos são usados apenas para conhecimento e/ou debate. O dMIX BRASIL é uma plataforma particular, independente e um hobby, apenas. Repudiamos Fake News. Qualquer ERRO que seja encontrado neste site, por favor, nos informar para que a correção seja feita imediatamente. Por favor, não confundam erro, com fake news.
Botão Voltar ao topo