Pandemias

Novo Vírus: Surto de “gripe do Tomate na Índia

Um novo vírus chamado gripe do tomate foi relatado em Kerala, na Índia. De acordo com um artigo no The Lancet Respiratory Medicine, o primeiro caso desta misteriosa doença foi relatado em 6 de maio. Já foram mais de 80 casos, com a doença se espalhando para outras partes da Índia.

A maioria dos infectados são crianças com menos de cinco anos de idade, com sintomas que incluem febre alta, dor intensa nas articulações e erupção cutânea. As crianças também sofreram uma erupção de bolhas vermelhas e dolorosas que cresceram até o tamanho de um tomate – daí o nome.

Embora as crianças possam estar doentes, não houve relatos de doenças graves ou morte até agora. Todos parecem estar se recuperando.

Os médicos que tratavam as crianças não tinham certeza do que estava causando essa doença. A temperatura, dores e dores podem ser devido a qualquer número de infecções. Eles especularam que poderia ser o resultado de alguns vírus exóticos que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya – ou até varicela.

Eles pensaram que talvez a erupção incomum em forma de tomate pudesse estar ocorrendo porque as crianças estavam reagindo de maneira diferente às infecções depois de terem COVID. Além disso, devido ao grande tamanho das manchas, houve até uma sugestão de que poderia ser varíola.

Mistério resolvido

Os cientistas estão testando amostras de crianças com gripe do tomate para tentar identificar a causa da doença. Duas crianças no Reino Unido que desenvolveram sintomas suspeitos de gripe do tomate após retornar de férias em família em Kerala foram coletadas. Os resultados do laboratório revelaram que eles estavam infectados com um enterovírus chamado coxsackie A16.

Coxsackie A16 causa a doença da mão, pé e boca (HFMD), assim chamada porque o paciente apresenta bolhas nas palmas das mãos, solas dos pés e na boca.

Então parece que a gripe do tomate é na verdade HFMD. Não é um tipo de gripe, não tem nada a ver com tomates e não é uma doença nova.

Não está de forma alguma relacionado à febre aftosa do gado. Geralmente é leve e desaparece por si só dentro de uma semana ou mais , embora o alívio da dor possa ser útil.

Às vezes, as pessoas ficam com feridas na boca, o que dificulta a deglutição, de modo que a desidratação pode ser um problema em crianças pequenas. Em casos muito raros, a pessoa pode desenvolver meningite viral. Mas é importante notar que, até agora, nenhum caso de doença grave após a “gripe do tomate” foi relatado na Índia.

Como muitas infecções comuns da infância, é muito contagiosa e pode se espalhar pelas fezes e pelo fluido nas manchas, portanto, os pais são aconselhados a manter as crianças com HFMD longe da escola ou creche por cinco dias após o início dos sintomas.

Coisas estranhas

Os vírus têm feito coisas estranhas desde o início da pandemia de COVID. Por exemplo, os vírus sazonais de inverno se espalharam no verão de 2020 , e ninguém sabe ao certo o que causou o surto de hepatite em crianças em 2021 . E até 2022, os surtos de varíola fora da África envolveram apenas um pequeno número de pessoas .

Agora temos essas erupções extraordinariamente grandes do tipo tomate que não são típicas do HFMD. Será interessante descobrir por que as manchas pareciam diferentes o suficiente para que a doença recebesse um novo nome. A erupção da “gripe do tomate” pode ser devido a uma variedade de causas diferentes, e isso destaca o valor de testes laboratoriais precisos para vírus. No entanto, vale a pena notar que menos de 100 casos de gripe do tomate foram relatados desde o início de maio. Portanto, o surto provavelmente está sob controle. A conversa

Fonte
Health The Epoch Times

Edição

TODOS os artigos publicados nesse Website, são copiados de outras plataformas. Nenhum é de autoria própria. Esses artigos são usados apenas para conhecimento e/ou debate. O dMIX BRASIL é uma plataforma particular, independente e um hobby, apenas. Repudiamos Fake News. Qualquer ERRO que seja encontrado neste site, por favor, nos informar para que a correção seja feita imediatamente. Por favor, não confundam erro, com fake news.
Botão Voltar ao topo