Primeiro Comando da Capital (PCC) é a maior organização criminosa do Brasil, com atuação principalmente no estado de São Paulo, mas também em todo o território brasileiro, além de países próximos como Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Possui cerca de 30 mil membros, sendo 8 mil apenas em São Paulo.
A organização é financiada principalmente pelo tráfico de drogas, mas roubos de cargas, assaltos a bancos e sequestros também são fontes de faturamento. O grupo está presente em 90% dos presídios paulistas, os negócios particulares dos líderes e da própria facção têm um faturamento estimado pela inteligência policial em, no mínimo, 400 milhões de reais por ano. Alguns policiais e promotores acreditam que esse número pode chegar a cerca de 800 milhões de reais.
O grupo surgiu em 31 de agosto de 1993 no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, no Vale do Paraíba Paulista, a 130 km da capital paulista, local que acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades, e calcula-se que hoje tenha cerca de seis mil integrantes dentro do sistema penitenciário e outros 2,6 mil em liberdade, apenas no estado de São Paulo. O PCC também é identificado pelos números 15.3.3, pelo fato de a letra “p” ser a 15ª letra do alfabeto português na época e a letra “c”, a terceira.
fonte: WIKIPÉDIA
PT tentou suspender decreto contra PCC e Comando Vermelho
Fonte: Portal Grande Ponto
Em novembro de 2018, O PT ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto assinado pel então presidente Michel Temer (MDB) que instituiu uma ‘força-tarefa de inteligência’ formada por membros de órgãos de segurança federais para atuar no combate ao crime organizado, como o PCC e o Comando Vermelho. Segundo a legenda, a medida é um ‘cheque em branco’ que fere a Constituição e deve ser suspensa.
PT, PSOL e demais Partidos Comunistas querem garantir que a maior ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO BRASIL, tenha direitos, proteção, garantia de vida, paz, liberdade e, é claro, JUSTIÇA PARA ELES. Autores: POVO, as próximas vitimas!🤡