Governo lança novo modelo de Passaporte e Carteira de Identidade
O presidente Jair Bolsonaro entregou as primeiras carteiras nacional de Identidade (CIN) de registro único em evento no Palácio do Planalto, que ocorreu na segunda-feira (27). O novo modelo foi anunciado em fevereiro deste ano e usará o Cadastro Nacional de Pessoas (CPF) como número de identificação.
A partir de 4 de agosto, as carteiras de identidade nacional serão emitidas em uma única modalidade, independentemente do estado em que forem produzidas. Inicialmente, brasileiros com CPF e residentes no Acre, Pernambuco e Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão solicitar o CIN junto ao órgão de identificação de seu estado. Outros estados poderão lançar novos modelos até março de 2023.
A nova identificação vem com um QR code, que pode ser lido apropriadamente por qualquer dispositivo. Dessa forma, se confirma a autenticidade do documento para saber se foi furtado ou extraviado em alguma situação. Segundo o governo, com essas mudanças, a identidade nacional será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Além da versão física, que será gratuita, a CIN terá uma versão digital.
“O Brasil recebeu a classificação digital do melhor governo digital das Américas no ranking do Banco Mundial. De sétimo melhor governo digital do mundo e maior governo digital das Américas, à frente de Estados Unidos e Canadá“, destacou o ministro Paulo Guedes, ao comentar a emissão da nova CIN.
O novo modelo começa a ser produzido em setembro, com os mesmos procedimentos de emissão em vigor. O valor continua sendo R$ 257,25 e o passaporte tem prazo de validade de dez anos.